|
Jean Piaget (1896-1980)Jean Piaget nasceu no dia 9 de Agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. O seu pai, era professor universitário de Literatura medieval. Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda na infância. Aos 11 anos de idade, publicou o seu primeiro trabalho sobre a observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início da sua brilhante carreira científica. Frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, acabando por se doutorar em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade. Depois de se formar, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, lá ele frequentou aulas leccionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra numa clínica. Essas experiências influenciaram o seu trabalho, pois a partir daí passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes. Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Piaget notou que as crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico é desenvolvido gradualmente. O ano de 1919 foi um marco na sua vida. Piaget iniciou os seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. O seu conhecimento de Biologia levou-o a descortinar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa. Em 1921, Piaget voltou à Suíça e tornou-se director de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá iniciou o maior trabalho da sua vida, ao observar crianças enquanto brincavam e registando meticulosamente as palavras, acções e processos de raciocínio delas. Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações dos seus filhos, realizados ao lado da sua esposa.
Piaget morreu em Genebra, em 17 de Setembro de 1980. Piaget desenvolveu diversos campos de estudo: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética. A essência do seu trabalho de pesquisa ensina que, ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. As suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objectivo de entender como o conhecimento evolui. Piaget formulou a sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio, que se substituem umas às outras, através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. Nos seus estudos, Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e o comportamento infantil são caracterizados por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
Para mais linformações visite também https://www.piaget.org/links.html |