Desenvolvimento ao longo da infância e adolescência

O Neurónio:

É a unidade básica do sistema nervoso. Têm de ser alimentados com oxigénio e glicose para manter a sua actividade a assegurar as suas funções. Estes não se reproduzem, nem se dividem e por isso são insubstituíveis. Existem três tipos de neurónios:

  • Neurónio sensorial: reconhecem a informação do meio exterior até ao sistema nervoso central (espinal medula e cérebro);
  • Neurónio motor: transmitem a informação do sistema nervoso central até aos órgão efectores;
  • Neurónio de conexão: interpretam as informações e elaboram as respostas.

Como foi dito anteriormente, o desenvolvimento não é um processo que acontece em determinada altura da vida e que pára por ali. Este começa desde que o individuo nasce e acaba quando este morre e para que tal se processe é necessário que exista a interacção entre o património genético do individuo e o meio envolvente, porém para que tal interacção seja efectivada é necessária uma estimulação neuronal contínua, fundamentalmente nos períodos sensíveis.

Infância:

Nos primeiros tempos de vida o bebé passa a maioria do tempo a dormir, estando a sua visão ainda limitada, mostra-se sensível a tons agudos e em especial à voz. Por volta do segundo/terceiro mês de idade este começa a controlar as suas acções, chegando a aprender a distinguir formas simples. Por esta altura já começa a passar mais tempo acordado e fica atento a tudo o que acontece à sua volta; já é capaz de abrir as mãos e agarrar um brinquedo. Responde à voz com sons espontâneos e torna-se muito curioso. Aos quatro meses começa a levar à boca todos os objectos que lhe mostram.

Adolescência :

Período que se inicia na puberdade e vai até à idade adulta, aqui o sujeito constrói a sua identidade e a sua autonomia, chegando mesmo a fazer projectos para o futuro. Esta é uma etapa fundamental e de grande importância na vida do Homem.

Caracteriza-se por um conjunto de transformações fisiológicas, cognitivas, afectivas e sociomorais.

  • Fisiológicas: ocorre um rápido crescimento, como resultado do funcionamento das glândulas sexuais. Aparecimento dos caracteres sexuais secundários.
  • Cognitivas: o individuo pensa a partir de hipóteses, desenvolve capacidades de avaliação dos outros e de si e discute valores e princípios. Nesta etapa pode ainda falar-se da existência de um egocentrismo intelectual, o individuo sente-se o centro e as suas teorias sobre o mundo aparecem como as únicas correctas.
  • Afectivas:  dá-se uma alteração da relação com os pais e outros adultos, sendo a relação com o grupo de pares de grande importância. Com todas estas alterações o jovem vai reorganizar a imagem que tem de si.
  • Sociomorais: o individuo interessa-se por problemas éticos e ideológicos, debate-os, faz opções e constrói valores sociais próprios. A lealdade, a coerência, a justiça social, a liberdade, a autenticidade são alguns dos valores mais defendidos, o que, frequentemente, faz com grande radicalidade. Desejam a perfeição moral e expressam grande altruísmo.