Desenvolvimento moral

De acordo com Piaget, o sentido de moral desenvolve-se em 2 estádios:

  •  o realismo moral (moral heterónoma);
  •  o relativismo moral (moral autónoma).

Lawrence Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento.

Cada estádio tem as seguintes características:

  • qualitativamente diferente do estádio precedente
  • é um sistema de organização novo e mais compreensiva
  • ocorre de acordo com uma sequencia invariável
  • esta relacionado com a idade

Nível pré- convencional ou pré-moral:  as acções visam a satisfação do próprio

1º estádio: moralidade heterónoma

  • preocupação com o próprio;
  • obediência a uma autoridade;
  • o meda da punição domina os motivos;
  • as acções são julgadas em termo das consequências.

2º estádio: individualismo, propósito e troca instrumental

  • agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo;
  • só se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira.

 Nível convencional (adolescência):  identifica-se com as regras ou expectativas dos outros

3º estádio: expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal

  • viver segundo o que é espera pelas pessoas mais íntimas ou segundo o que as pessoas geralmente esperam das outras num certo papel;
  • necessidade de ser uma boa pessoa, aos seus próprios olhos e aos olhos das outras pessoas;
  • motivo ser um bom rapaz para ser aceite.

 4º estádio: sistema social e consciência.

  • cumprir os actuais deveres morais com os quais se concordou;
  • as leis são para ser protegidas excepto em casos extremos onde estão em conflito com outros deveres morais fixados;
  • contribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição.

 Nível pós-convencional

5º estádio: contrato social ou utilidade e direitos individuais

  • estar consciente que as  pessoas têm uma variedade de valores opiniões, e que muitos valores e regras são relativos ao seu grupo;
  • um sentido de obrigação para com a lei, devido ao contrato social que se fez e se mantém por leis destinadas ao bem estar de todos e para a protecção de todos os direitos das pessoas.

 6º estádio: princípios éticos universais

  • seguir os princípios éticos escolhidos por si próprio, que tratam da justiça, igualdade, dignidade, etc;
  • este princípios são mais elevados que qualquer lei.

Juízo moral e acção moral

  • testes de verdade
  • experiência de Milgram
  • experiência de McNamee – teste da regra de ouro e parábola do bom samaritano

 

 


Na perspectiva daquilo que se falou nas aulas em relação à moral, deixo-vos aqui um filme, que vos fará pensar. Vejam o filme e depois comentem.

Será que fariam o mesmo se estivessem naquela situação? Para quem quiser responder, pode faze-lo na secção de comentários.