Desenvolvimento moral
De acordo com Piaget, o sentido de moral desenvolve-se em 2 estádios:
- o realismo moral (moral heterónoma);
- o relativismo moral (moral autónoma).
Lawrence Kohlberg descobriu que o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independentemente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento.
Cada estádio tem as seguintes características:
- qualitativamente diferente do estádio precedente
- é um sistema de organização novo e mais compreensiva
- ocorre de acordo com uma sequencia invariável
- esta relacionado com a idade
Nível pré- convencional ou pré-moral: as acções visam a satisfação do próprio
1º estádio: moralidade heterónoma
- preocupação com o próprio;
- obediência a uma autoridade;
- o meda da punição domina os motivos;
- as acções são julgadas em termo das consequências.
2º estádio: individualismo, propósito e troca instrumental
- agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo;
- só se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira.
Nível convencional (adolescência): identifica-se com as regras ou expectativas dos outros
3º estádio: expectativas e relações interpessoais mútuas e conformidade interpessoal
- viver segundo o que é espera pelas pessoas mais íntimas ou segundo o que as pessoas geralmente esperam das outras num certo papel;
- necessidade de ser uma boa pessoa, aos seus próprios olhos e aos olhos das outras pessoas;
- motivo ser um bom rapaz para ser aceite.
4º estádio: sistema social e consciência.
- cumprir os actuais deveres morais com os quais se concordou;
- as leis são para ser protegidas excepto em casos extremos onde estão em conflito com outros deveres morais fixados;
- contribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição.
Nível pós-convencional
5º estádio: contrato social ou utilidade e direitos individuais
- estar consciente que as pessoas têm uma variedade de valores opiniões, e que muitos valores e regras são relativos ao seu grupo;
- um sentido de obrigação para com a lei, devido ao contrato social que se fez e se mantém por leis destinadas ao bem estar de todos e para a protecção de todos os direitos das pessoas.
6º estádio: princípios éticos universais
- seguir os princípios éticos escolhidos por si próprio, que tratam da justiça, igualdade, dignidade, etc;
- este princípios são mais elevados que qualquer lei.
Juízo moral e acção moral
- testes de verdade
- experiência de Milgram
- experiência de McNamee – teste da regra de ouro e parábola do bom samaritano
Na perspectiva daquilo que se falou nas aulas em relação à moral, deixo-vos aqui um filme, que vos fará pensar. Vejam o filme e depois comentem.
Será que fariam o mesmo se estivessem naquela situação? Para quem quiser responder, pode faze-lo na secção de comentários.